quinta-feira, 29 de março de 2012

Aviso

oi pessoas

escrevo para avisar que não teremos aula nesta sexta, dia 30 de março, em função de minha participação em uma banca de mestrado no Rio de Janeiro.

nos vemos no dia 13 de abril, extraordinariamente às 18h, conforme combinamos, com um bate papo com o professor Djalma sobre a peça Salmo 91. Nesse mesmo dia, após a conversa com Djalma, teremos nossa aula normal, com discussão do texto em questão.

boa páscoa

sexta-feira, 16 de março de 2012

Cronograma das aulas 2012.1

CRONOGRAMA DE ESTUDOS DAS CULTURAS - SEXTAS-FEIRAS, DAS 18H30 ÀS 22H30
PROFESSOR LEANDRO COLLING – leandro.colling@gmail.com

MARÇO
9 – Ihacústico
16 – Apresentação do componente, organização das atividades e discussão do texto Você tem cultura?, de Roberto da Matta (http://naui.ufsc.br/files/2010/09/DAMATTA_voce_tem_cultura.pdf).
23 – Discussão do capítulo 2 do livro A noção de cultura nas ciências sociais, de Denys Cuche (disponível em http://www.4shared.com/file/HPnl4tS1/textos_estudos_das_culturas.html), intitulado A invenção do conceito científico de cultura. Leitura em sala do texto Homem e cultura, do livro O Conceito de cultura, de Leslie A. White (pg. 23 a 35).
30 – Ida ao teatro.
ABRIL
6 – feriado Sexta-feira Santa
13 – Discussão do capítulo 3 e 4 do livro A noção de cultura nas ciências sociais, de Denys Cuche (disponível em http://www.4shared.com/file/HPnl4tS1/textos_estudos_das_culturas.html)
20 - Discussão do texto A questão multicultural, de Stuart Hall (pg 51 a 100 do livro - disponível em http://search.4shared.com/postDownload/TeOxeRMT/Stuart_Hall_-_Da_Dispora_-_Ide.html)
27 - Discussão dos textos Fragmentos do discurso cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil, de Durval Muniz (disponível em http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/docentes/durval/artigos/segunda_remessa/fragmentos_discurso_cultural.pdf), e do texto Diversidade e direitos na interculturalidade global (Canclini) disponível em http://www.itaucultural.org.br/bcodemidias/001516.pdf
MAIO
4 – Discussão do texto Notas sobre a desconstrução do “popular”, de Stuart Hall (pg 247 a 266 do livro - disponível em http://search.4shared.com/postDownload/TeOxeRMT/Stuart_Hall_-_Da_Dispora_-_Ide.html)
11 - Discussão do texto A conveniência da cultura, de George Yúdice (p. 25 a 64) (disponível em http://search.4shared.com/postDownload/hHqadf8f/George_Yudice_-_A_convenincia_.html). Divulgação das perguntas da avaliação.
18 – Avaliação do conteúdo (OBS: será aplicada por outro professor, pois Leandro estará na reunião do Conselho Nacional LGBT)
25 – Entrevista 1
JUNHO
1 – Entrevista 2
8 – feriadão
15 – Entrevista 3
22 – Feriadão de S. João
29 – Orientação dos trabalhos escritos (com mestrandos)
JULHO
6 – Entrega dos trabalhos escritos e avaliação geral do componente

Formas de avaliação:
A primeira nota será composta pela participação em sala e por uma avaliação a ser feita em sala, sem consulta. No entanto, essa “prova” não seguirá o método tradicional, pois as perguntas serão divulgadas com uma semana de antecedência. A segunda nota consistirá na elaboração continuada de um artigo em que o/a aluno/a realiza uma crítica de alguma manifestação da cultura na atualidade.

Primeira nota:
Participação em sala (presença, debates, envolvimento nas entrevistas): zero a 2
Prova: zero a 8

Segunda nota:
Textos parciais sobre o referencial teórico do artigo: zero a 5 (esses textos parciais devem ser entregues no dia em que o texto começa a ser discutido, conforme cronograma acima. O aluno pode escolher cinco dos seis textos a serem discutidos. O texto a ser entregue já deve estar escrito como se fosse integrar o referencial teórico do artigo final)
Crítica sobre a cultura no artigo final, entregue completo, junto com o referencial teórico: zero a 5.

Temas possíveis para a realização das entrevistas e artigos com as críticas da cultura (a serem ampliados a partir das sugestões dos/as estudantes):

1.           Cultura e urbana
2.           Cultura e marginal
3.           Cultura e juvenil
4.           Cultura e gênero
5.           Cultura e mídias
6.           Cultura e saúde
7.           Cultura e educação
8.           Cultura e economia
9.           Cultura e direitos
10.         Cultura e patrimônio
11.         Cultura e sexualidade
12.         Cultura em rede
13.         Cultura e religião
14.         Cultura e "raça"/etnias

Referências bibliográficas dos textos de leitura obrigatória:
CANCLINI, Nestor Garcia. Diversidade e direitos na interculturalidade global. In: Observatório Cultural, número 8, São Paulo: Itaú Cultura, abril/julho de 2009.
CUCHE, Denys. A invenção do conceito científico de cultura. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002, pg 33 a 64.
_____. O triunfo do conceito de cultura. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002, pg 65 a 108.
_____. O estudo das relações entre as culturas e a renovação do conceito de cultura. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002, pg 109 a 142.
DURVAL, Muniz. Fragmentos do discurso cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil. In: NUSSBAUMER, G. M. (Org.) Teorias & políticas da cultura. Visões multidisciplinares. Salvador: Edufba, 2007, pg. 13 a 24.
HALLL, Stuart. A questão multicultural. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte e Brasília: Editora UFMG/Unesco no Brasil, 2003, pg. 51 a 100.
_____. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte e Brasília: Editora UFMG/Unesco no Brasil, 2003, pg 247 a 266.
WHITE, Leslie A. Homem e cultura. In: O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 23 a 36.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura. In: A conveniência da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, pg 25 a 64.

Bibliografia complementar
ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1987.
ALVES, Paulo César (org.) Cultura, múltiplas leituras. Salvador/Bauru: Edufba e EDUSC, 2010
BARBERO, Jesus-Martin. Desafios políticos da diversidade. In: Observatório Cultural, número 8, São Paulo: Itaú Cultura, abril/julho de 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BRANT, Leonardo. Diversidade cultural, globalização e culturas locais. São Paulo: Escritores Editora/Instituto Pensante, 2005.
CANCLINI, Néstor García.  Culturas híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.
CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas. Mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Unesp, 2005.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
GALLI, Carlo. Multiculturalismo. Buenos Aires: Nueva Visión, 2000.GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.
SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru: Edusc, 2003.