sexta-feira, 16 de março de 2012

Cronograma das aulas 2012.1

CRONOGRAMA DE ESTUDOS DAS CULTURAS - SEXTAS-FEIRAS, DAS 18H30 ÀS 22H30
PROFESSOR LEANDRO COLLING – leandro.colling@gmail.com

MARÇO
9 – Ihacústico
16 – Apresentação do componente, organização das atividades e discussão do texto Você tem cultura?, de Roberto da Matta (http://naui.ufsc.br/files/2010/09/DAMATTA_voce_tem_cultura.pdf).
23 – Discussão do capítulo 2 do livro A noção de cultura nas ciências sociais, de Denys Cuche (disponível em http://www.4shared.com/file/HPnl4tS1/textos_estudos_das_culturas.html), intitulado A invenção do conceito científico de cultura. Leitura em sala do texto Homem e cultura, do livro O Conceito de cultura, de Leslie A. White (pg. 23 a 35).
30 – Ida ao teatro.
ABRIL
6 – feriado Sexta-feira Santa
13 – Discussão do capítulo 3 e 4 do livro A noção de cultura nas ciências sociais, de Denys Cuche (disponível em http://www.4shared.com/file/HPnl4tS1/textos_estudos_das_culturas.html)
20 - Discussão do texto A questão multicultural, de Stuart Hall (pg 51 a 100 do livro - disponível em http://search.4shared.com/postDownload/TeOxeRMT/Stuart_Hall_-_Da_Dispora_-_Ide.html)
27 - Discussão dos textos Fragmentos do discurso cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil, de Durval Muniz (disponível em http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/docentes/durval/artigos/segunda_remessa/fragmentos_discurso_cultural.pdf), e do texto Diversidade e direitos na interculturalidade global (Canclini) disponível em http://www.itaucultural.org.br/bcodemidias/001516.pdf
MAIO
4 – Discussão do texto Notas sobre a desconstrução do “popular”, de Stuart Hall (pg 247 a 266 do livro - disponível em http://search.4shared.com/postDownload/TeOxeRMT/Stuart_Hall_-_Da_Dispora_-_Ide.html)
11 - Discussão do texto A conveniência da cultura, de George Yúdice (p. 25 a 64) (disponível em http://search.4shared.com/postDownload/hHqadf8f/George_Yudice_-_A_convenincia_.html). Divulgação das perguntas da avaliação.
18 – Avaliação do conteúdo (OBS: será aplicada por outro professor, pois Leandro estará na reunião do Conselho Nacional LGBT)
25 – Entrevista 1
JUNHO
1 – Entrevista 2
8 – feriadão
15 – Entrevista 3
22 – Feriadão de S. João
29 – Orientação dos trabalhos escritos (com mestrandos)
JULHO
6 – Entrega dos trabalhos escritos e avaliação geral do componente

Formas de avaliação:
A primeira nota será composta pela participação em sala e por uma avaliação a ser feita em sala, sem consulta. No entanto, essa “prova” não seguirá o método tradicional, pois as perguntas serão divulgadas com uma semana de antecedência. A segunda nota consistirá na elaboração continuada de um artigo em que o/a aluno/a realiza uma crítica de alguma manifestação da cultura na atualidade.

Primeira nota:
Participação em sala (presença, debates, envolvimento nas entrevistas): zero a 2
Prova: zero a 8

Segunda nota:
Textos parciais sobre o referencial teórico do artigo: zero a 5 (esses textos parciais devem ser entregues no dia em que o texto começa a ser discutido, conforme cronograma acima. O aluno pode escolher cinco dos seis textos a serem discutidos. O texto a ser entregue já deve estar escrito como se fosse integrar o referencial teórico do artigo final)
Crítica sobre a cultura no artigo final, entregue completo, junto com o referencial teórico: zero a 5.

Temas possíveis para a realização das entrevistas e artigos com as críticas da cultura (a serem ampliados a partir das sugestões dos/as estudantes):

1.           Cultura e urbana
2.           Cultura e marginal
3.           Cultura e juvenil
4.           Cultura e gênero
5.           Cultura e mídias
6.           Cultura e saúde
7.           Cultura e educação
8.           Cultura e economia
9.           Cultura e direitos
10.         Cultura e patrimônio
11.         Cultura e sexualidade
12.         Cultura em rede
13.         Cultura e religião
14.         Cultura e "raça"/etnias

Referências bibliográficas dos textos de leitura obrigatória:
CANCLINI, Nestor Garcia. Diversidade e direitos na interculturalidade global. In: Observatório Cultural, número 8, São Paulo: Itaú Cultura, abril/julho de 2009.
CUCHE, Denys. A invenção do conceito científico de cultura. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002, pg 33 a 64.
_____. O triunfo do conceito de cultura. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002, pg 65 a 108.
_____. O estudo das relações entre as culturas e a renovação do conceito de cultura. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002, pg 109 a 142.
DURVAL, Muniz. Fragmentos do discurso cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil. In: NUSSBAUMER, G. M. (Org.) Teorias & políticas da cultura. Visões multidisciplinares. Salvador: Edufba, 2007, pg. 13 a 24.
HALLL, Stuart. A questão multicultural. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte e Brasília: Editora UFMG/Unesco no Brasil, 2003, pg. 51 a 100.
_____. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte e Brasília: Editora UFMG/Unesco no Brasil, 2003, pg 247 a 266.
WHITE, Leslie A. Homem e cultura. In: O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 23 a 36.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura. In: A conveniência da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, pg 25 a 64.

Bibliografia complementar
ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1987.
ALVES, Paulo César (org.) Cultura, múltiplas leituras. Salvador/Bauru: Edufba e EDUSC, 2010
BARBERO, Jesus-Martin. Desafios políticos da diversidade. In: Observatório Cultural, número 8, São Paulo: Itaú Cultura, abril/julho de 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BRANT, Leonardo. Diversidade cultural, globalização e culturas locais. São Paulo: Escritores Editora/Instituto Pensante, 2005.
CANCLINI, Néstor García.  Culturas híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.
CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas. Mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Unesp, 2005.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
GALLI, Carlo. Multiculturalismo. Buenos Aires: Nueva Visión, 2000.GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.
SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru: Edusc, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário